Dicionário do Marketing Digital

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Se você trabalha com Marketing Digital ou é um anunciante, já deve ter se deparado com diversos termos próprios do segmento não é? E, embora nos esforcemos para dominar está linguagem, uma hora ou outra bate aquele branco e até o termo mais simples se torna difícil de lembrar.
Por isso organizamos abaixo uma lista contendo os termos mais usados na área para que você consulte sempre que precisar. Confira abaixo o seu Dicionário do Marketing Digital.

 

A

AIDA – É um acrônimo que abrevia o processo de conversão, com as etapas Atenção, Interesse, Desejo e Ação. A AIDA é baseada no comportamento humano natural na tomada de decisão e é utilizado no Marketing para direcionar melhor os usuários para a conversão desejada.

Adwords – É uma ferramenta do Google que possibilita aos sites terem seus anúncios pagos nas páginas de resultado do Google na parte superior e na lateral direita, e na rede de Display.

Alternative text (Alt text) – Texto usado para descrever uma imagem na web. Ferramentas de busca leem o Alt text da imagem, o que ajuda a entender melhor o conteúdo. Quando o navegador não consegue carregar a imagem, este texto é exibido no lugar dela.

Anchor text – Texto de um link para outra página. O texto âncora ajuda as ferramentas de busca a entender o destino do link, por isso atenção ao escolhê-lo.

Autoridade de página – É o quanto os buscadores valorizam uma página em relação a outras para posicioná-la nos resultados da busca referente a um termo (palavra-chave) específico. A quantidade e a qualidade de links que direcionam para ela são os principais elementos analisados para isso.

Autoridade do site – Assim como a autoridade de página, é o quanto buscadores valorizam um domínio como um todo e suas páginas para posicioná-las nos resultados de busca.

 

B

Black hat – São práticas anti-éticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores. Os sites que praticam Black hat podem ser banidos do Google.

Blog –  O blog é uma página atualizada freqüentemente, composta por posts  geralmente  organizados de forma cronológica. No MKT Digital, os blogs são um espaço para as empresas produzirem e postarem conteúdo interessante ao seu público, para atrair visitantes e tornar-se referência na área.

Busca orgânica – É o tráfego vindo do bom posicionamento orgânico (gratuito) em sites de busca como Google e Bing, onde os resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada.

 

C

Conversão – Quando o usuário realiza qualquer ação desejada pela empresa. Exemplos: preencher um formulário, compras, assinatura de e-mail marketing, etc.

CRM – Sigla para Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes). Programas de CRM oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes, como organização e armazenamento de informações e controle de contatos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos, etc).

CTA – Call to Action – A tradução literal: “chamada para ação”. São comandos passados aos usuários para que eles realizem uma ação esperada pela empresa. Podem ser botões, banners ou mesmo textos com links. Exemplos: “Saiba mais” e “Curtir”!

CAC – Custo de Aquisição de Cliente. Métrica significativa para as empresas para saber o quanto estão gastando para conquistar cada novo cliente e serve para definir o orçamento e as ações de marketing.

CPC – Custo por Clique. Forma de cobrança de serviços como anúncios pagos (Ex: Adwords e Facebook Ads), no qual o pagamento é feito pelo número de cliques feitos.

CPA –  Custo por Aquisição. É uma forma de cobrança como o CPC, porém calculada em cima das conversões realizadas, e não dos cliques.

CTR – Sigla para Click through Rate, é o número de cliques dividido pelo número de impressões (visualizações) de um anúncio exibido, por exemplo, em serviços como Google Adwords, Facebook Ads e LinledIn Ads. Essa taxa é extremamente importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação a visualizações e geralmente custa mais caro, devendo ser otimizado.

Cookies – São arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP e preferência de idioma.

CSS – Sigla para Cascading Style Sheets, é uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como layout de página, cores e fontes.

 

D

Domínio – É o principal endereço de um site, a raiz de todas as páginas. Exemplo: www.comunicadoresdigitais.com

 

E

E-Book –  Material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. São mais densos que posts em blogs e devem explorar mais a fundo o tema proposto.

Edge Rank – Algoritmo do Facebook que determina a relevância de posts e quais aparecem – ou não – no feed de notícias do usuário. É baseado em três fatores: afinidade (se há interação com a página), formato do post (link, vídeo, imagem) e tempo que a postagem foi feita (quanto mais antigo, menor é a chances de aparecer).

 

F

Formulário de conversão – Campos que o visitante preenche em troca de algo (uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato com a empresa, etc).

Funil de vendas – Representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda. Costuma ser dividido em Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu).

G

Geração de Leads – Converter os visitantes do site da empresa em Leads.

 

H

Heading Tags (H1, H2, H3, ..) – São recursos de programação em HTML para apresentar os títulos e sub-títulos de uma página. A tag H1 é um dos elementos mais importantes de uma página e é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar o seu site nos resultados de busca.

Hiperlink – Conteúdo clicável em uma página que leva para outra página, site ou mesmo outra parte da mesma página. Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem.

HTML – Sigla para Hyper Text Markup Language, HTML é uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.

 

I

Inbound Marketing – Marketing com foco em atrair os potenciais clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés de a empresa ir até o cliente. Para isso, usa a criação de conteúdos relevantes (Marketing de Conteúdo) e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele.

K

KPI – Sigla para Key Performance Indicators. São os indicadores definidos para medir o progresso de suas ações para alcançar uma determinada meta.

 

L

Landing Page – O termo pode representar qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do seu site. No entanto, no contexto de Marketing Digital costuma ser mais utilizada como uma página criada com um propósito específico de conversão.  O caso mais comum é a página com o formulário para conversão de visitantes em Leads.

Lead – Pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente Por meio de relacionamento, ele pode caminhar pelo Funil de venda até que se torne um cliente.

Links Patrocinados – Anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados (rede de Display). Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na busca e na rede de display, de acordo com o tema relacionado.

Layout – É como uma página é desenhada. O layout de uma página vai depender da criatividade e do conteúdo que ela vai conter, pensando sempre na melhor usabilidade para o usuário.

Link Building  – Forma de conseguir mais links externos para o seu site com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca. É importante que essa construção de links seja feita de forma natural, com outros sites relevantes e que atuem no mesmo mercado ou próximos ao seu, pois o Google penaliza sites com troca de links irrelevantes ao usuário.

Links internos – São os links dentro de um site que direcionam para outras páginas do mesmo domínio.

Links externos – São os links que direcionam para páginas fora de seu próprio domínio.

 

M

Marketing de Conteúdo – Parte do Inbound Marketing, é baseado em atrair o interesse dos consumidores por meio da produção de conteúdo relevante para o público-alvo, por esse motivo pode-se dizer que é um marketing de atração.

Metadados – São os dados que falam para as ferramentas de pesquisa sobre o que se trata um site ou página.

Meta description – Breve descrição de uma página, que aparece nos resultados de pesquisas realizadas em buscadores. Apesar de não auxiliar no posicionamento, a meta descrição ajuda a atrair visitantes ao site, devido ao resumo que é exibido aos usuários.

Mobile – Termo usado para se referir a celulares ou outros dispositivos móveis.

 

O

Off Page – Elementos externos que influenciam em seu posicionamento nos resultados de buscadores como o Google, como os links que direcionam para ela.

On Page – Elementos que estão dentro da página e que influenciam nos resultados de buscadores como o Google, como page title, headings e atributo alt em imagens.

 

P

Pagamento social – Modalidade em que o usuário faz uma postagem em uma mídia social em troca de uma oferta. Isso ajuda a disseminar determinado conteúdo com mais rapidez.

Palavra-chave – Palavras que resumem o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc. Palavra-chave também é utilizado para indicar os termos que o usuário usa para fazer uma busca no Google.

Pageviews – São as visualizaçõe de páginas de um site.

Pagerank – É um algoritmo criado pelo Google para avaliar os sites em uma escala de 0 a 10. Ele engloba uma série de fatores de avaliação, como a estrutura do site, número de pageviews, taxa de rejeição, relevância do conteúdo, links etc.

Page title – É o texto que aparece na aba de seu navegador quando abre uma página e também como linha de destaque na página de resultados do Google. O Page title é um dos elementos mais importantes em SEO, então deve conter as palavras-chave de maior importância de cada página do site.

Prova social – No marketing, é o fato de se aproveitar da aprovação de outras pessoas para transmitir mais credibilidade e empatia. Se uma página é muito curtida no Facebook, por exemplo, as pessoas tendem a julgar a empresa como relevante e confiável.

 

R

Rede de Display do Google: é uma grande rede de sites (blogs, portais) em que os anúncios de campanhas do Google Adwords são exibidos.

Remarketing – Exibição de anúncios após a visita de um usuário a um site. Exemplo: uma pessoa entra numa página de serviços de Internet e depois disso, ao visitar outros sites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade. Essa “perseguição” acontece pela instalação de cookies no computador do usuário.

ROI – Return on Investment (Retorno sobre Investimento, em português). É a relação entre o dinheiro ganho ou perdido investido em seus esforços de marketing.

 

S

SEM – A sigla para Search Engine Marketing. O SEM é um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados dos buscadores, como Google, Yahoo. Geralmente o SEM é dividido entre SEO e anúncios em Links Patrocinados, como o Google Adwords.

SEO – Search Engine Optimization (otimização para buscadores). SEO é o conjunto de técnicas e métodos com objetivo de melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google.

SERP –  Search Engine Results Page, é a página de resultados da ferramenta de busca.

Sitemap – Um mapa onde estão listados os endereços para acessar as páginas de um site. Sitemaps HTML são usadas para visitantes navegarem e sitemaps XML são usados pelos buscadores.

Squeeze page – É o modelo de Landing Page focado na captação de e-mails.

 

T

Teste A/B –  Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho com a interação do público. Um exemplo é uma página com um formulário com 4 campos e uma versão com 8 campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao usuário.

 

V

Visita – É um acesso a um site. Um visitante pode fazer mais de uma visita em um site, por exemplo. Se ele fechar o site e entrar de novo em um intervalo maior do que 30 minutos, isso contabilizará duas visitas de um mesmo visitante.

Visitante – É o usuário que faz as ações no site durante uma sessão.

Visitante Único – É o visitante que,  já entrou em determinado site e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível saber quantos visitantes um site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.

Visitantes de retorno – É um visitante único que tenha entrado mais de uma vez em um site.

 

W

Web Analytics – É a ação de mensurar, coletar, analisar e reportar os dados da Internet, com o propósito de entender e melhorar a usabilidade dos usuários e melhorar os resultados das ações em seu site e outros canais digitais.

Manteremos está lista sempre atualizada. Acompanhe! 😉

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