Textos Otimizados para SEO

O assunto de hoje é voltado aos Redatores e Jornalistas, que trabalham no meio internet e têm interesse em aprimorar seus resultados através de Textos Otimizados para SEO.

Talvez você não entenda como funcione os códigos html, urls amigáveis, entre outros termos comuns no Marketing Digital. Mas fique tranquilo, separei os tópicos mais importantes sobre Redação para SEO que com certeza irão ajudá-lo a melhorar seu desempenho na web.

 

1. Linguagem objetiva

Imagino que o seu vocabulário e bagagem cultural sejam imensos, mas lembre-se que uma das características do público online é preferir um conteúdo objetivo. Por isso evite estender o assunto mais do que o necessário.

 

2. Parágrafos curtos

Parágrafos longos tendem a ser cansativos e dependendo do tema abordado podem confundir o leitor. Sendo assim, invista em parágrafos curtos e mantenha sempre a coerência.

 

3. Utilize sempre título, subtítulos e blocos de texto

A organização é um quesito fundamental para hierarquizar qualquer conteúdo, mas em SEO ele é ainda mais importante. Além de escolher a chamada do seu artigo, você deve também usar subtítulos, como eu estou fazendo ao redigir este texto. Veja o exemplo:

Título – Textos Otimizados para SEO
Subtítulos – Linguagem objetiva, Parágrafos curtos…

E não se esqueça da organização em Blocos, que torna a leitura mais agradável e também facilita a varredura do seu conteúdo pelos robôs do Google. 😉

 

4. Destaque as palavras-chave do conteúdo

Palavras-chave são as palavras que definem o tema que você está tratando e, mais do que isso, elas podem ser buscadas pelo usuário enquanto ele procura informações sobre um determinado assunto na internet.

Para destacar uma palavra-chave não basta apenas utilizar o recurso negrito, como fazemos no Word. É necessário fazer isso diretamente no código da página que você está editando (usando a tag <em>). Caso você trabalhe com o WordPress, é possível destacar a palavra chave direto no Editor visual da plataforma, neste caso você não precisará mexer no código do seu site ou blog.

 

5. Linkagem interna

Crie links internos no seu post que referenciem um conteúdo já publicado no seu blog anteriormente. Isso reforçará ao Google a importância das páginas do seu site e ainda auxiliará na redução da sua taxa de rejeição.

 

6. Otimização de imagens

Ao escolher a imagem que irá ilustrar o seu artigo ou post, nomeie a mesma de acordo com o assunto que está tratando na publicação. (Exemplo: Em vez de usar um arquivo com a descrição DSC_0879493.jpg, altere o nome para “textos-otimizados-para-seo.png). Para fazer a conversão de .jpg para .png basta usar qualquer programa de edição de imagem que contenha estás extensões como o Photoshop.

Dica de programação: É muito importante colocar também a palavra-chave nos atributos “title” e “Alt” da imagem.

* Atenção: Não utilize o mesmo nome para todas as imagens, use sinônimos para nomeá-las.

 

7. URL amigável

URL é o endereço do seu site, que pode ser personalizada de acordo com o conteúdo que você está abordando. Lembrando que é fundamental que a palavra-chave principal do seu assunto conste na URL para se ter um bom desempenho em SEO. Veja o exemplo abaixo:

www.pensaredigital.com.br/textos-otimizados-para-seo

 

8. Títulos da página

Perceba que há dois tipos de títulos para uma página: Título do artigo, localizado na Tag e, o título da janela, localizado na Tag do site. E, é importe que ambos os títulos sejam corretamente escolhidos pois enquanto o primeiro é responsável pela linkagem interna do site, o segundo será responsável pelo título da janela ou aba. Informação que é fundamental para o Google e, ao mesmo tempo estimula o usuário clicar no seu conteúdo enquanto realiza a busca na internet.

Título do Artigo:  “Texto otimizado para SEO”
Título da página:  “Redação de SEO para Jornalistas e Redatores”

*A descrição deve ter até 70 caracteres para evitar que apareça reticências.

 

9. Meta description

Meta description é a descrição que aparecerá abaixo do título da sua publicação quando a mesma for encontrada no Google. Servindo como uma apelo para convencer o usuário a clicar no seu conteúdo.
Não esqueça que a meta descrição deve ter no máximo 156 caracteres para aparecer corretamente no buscador.

 

10. Redes Sociais e SEO

As redes sociais são ótimas parceiras para um SEO de qualidade. Por isso é fundamental que você compartilhe o seu conteúdo no Facebook, Google Plus, Twitter…
Sempre de acordo é claro com o seu público alvo.

Espero que este artigo seja muito útil a você. Para receber mais artigos e também dicas sobre Redação de SEO, cadastre seu e-mail logo abaixo. Não se preocupe, nós NUNCA enviamos spam.

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Co-Fundadora da Agência Pensare e Especialista em ajudar empresas a Vender Todos os Dias.

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