Dicionário do Infoprodutor

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Hoje estou aqui para compartilhar informações extremamente úteis no seu dia a dia como empreendedor digital.

Criamos o Dicionário do Infoprodutor, para ajudar quem está iniciando sua carreira como Infoprodutor e precisa se familiarizar com jargões, métricas e estratégias mais usadas no mercado de Produtos Digitais.

 

A

Ad (Advertisement)

Anúncio em formato de texto, banner ou vídeo ou qualquer outro método que ser visualizado na internet.

 

Ad Rank

Algorítimo que determina a posição dos seus anúncios nos resultados das páginas de pesquisas, podendo variar de acordo com valor do lance ofertado e seu índice de qualidade (Quality Score).

 

Afiliado

Afiliado é o individuo que faz a divulgação de infoprodutos no ambiente digital, usando estratégias de Marketing Digital em troca recebe comissões.

 

AM (Affiliate Manager – Gerente de Afiliados)

Profissional responsável por gerenciar afiliados e também fazer sua captação.

 

AOV (Average Orde Value – Valor Médio de Pedidos)

Métrica que mostra o valor médio de uma compra, calculada a partir da divisão do total do valor de pedidos dentro de um período de tempo pelo número de pedidos.

 

Aquisição

Ato de atrair Leads qualificados e convertê-los em clientes. O termo Aquisição também é conhecido como Marketing de Conversão.

 

Autoresponder

Autoresponder é um programa usado para automatizar a comunicação com clientes através do disparo de e-mails previamente estruturados na ferramenta. O Autoresponder é fundamental em uma estratégia de Vendas, os mais usados são: MailChimp, Aweber e GetResponse.

 

Avatar

Representação da pessoa para qual você quer vender, coma qual você quer se relacionar, ou seja, seu público alvo.

 

AW (Affiliate Window)

A primeira e maior rede de Afiliados do Reino Unido, de propriedade da Digital Window Ltda.

 

B

B2B (Business to Business – De empresa para Empresa)

Transação comercial realizada entre empreses.

 

B2C (Business to Consumer – Da empresa para o Consumidor)

Transação comercial realizada entre empresa e consumidor.

 

Blog

Página na internet atualizada com periodicidade, que trata de um assunto especifico.

 

Bot (Robot – Robô)

Um software/programa que rastreia a internet com o objetivo de indexar web sites e páginas.

 

Botão CTC (Click To Call Button)

Botão localizado na página de captura que permite ao usuário realizar uma ligação diretamente.

 

Bounce Rate

Porcentagem de usuários que visitaram seu site e saíram sem ver qualquer outra página. Em uma campanha com páginas de capturas, seu Bounce Rate é inversamente proporcional a sua taxa de conversão.

 

C

 

CAC (Customer Acquisition Cost – Custo de Aquisição de Clientes)

Valor gasto para transformar um visitante em cliente.

 

Campaign Momentum (Momento da Campanha)

Momento da Campanha é iniciar um elo de comunicação depois do primeiro clique.

 

Campanha

Ações de marketing criadas para atingir objetivos específicos dentro de um prazo. Este objetivo pode ser Gerar Leads, Lançar um novo produto, Promover sua marca e etc.

 

Checkout

Tela de pagamentos na qual o usuário pode inserir seus dados e escolher a melhor forma de pagamento para ter acesso ao produto adquirido.

 

Comissão

Valor exato que o afiliado recebe por cada venda gerada. Este valor é determinado pelo criador do produto que você deseja ser afiliado.

 

Contexto

Significa entender a necessidade da sua audiência e o que a motiva a consumir seu produto e a partir daí criar anúncios com imagens e argumentos coerentes. Quando você entende esse contexto, aumenta seu poder de conversão.

 

Conversão

A razão da sua campanha. Uma conversão é o que você decidir que é – preenchimento de formulário, download de um conteúdo, inscrição para um período de teste, fazer uma compra. Cada aspecto da sua campanha de marketing deve ser para levar pessoas para conversão.

 

Cookie

Link de afiliado que possui um código que o identifica, mostrando qual foi o link que originou a venda. Assim que um visitante acessa o link de um afiliado fica gravado no computador dele os cookies dessa página por um período de tempo determinado.

 

Copy do Anúncio

Parte do seu anúncio em que o objetivo é persuadir o usuário a clicar. Uma copy do anúncio boa inicia a conversão que você vai continuar na sua página de captura.

 

Copywriting

Anúncios persuasivos, páginas de capturas e outros conteúdos que inspiram ação. Copywriting é escrever para gerar conversões. É a habilidade de escrever textos, cartas de vendas, e-mails, scripts, roteiros e outras peças com linguagem persuasiva e com algum comando a ação.

 

O profissional de Copywriting, conhecido como Copywriter, deve conhecer técnicas de persuasão eficazes, gatilhos mentais, saber a fundo sobre a produto e sobre o avatar para o qual está escrevendo, além de possuir certa sensibilidade para se colocar no lugar do avatar e entregar o que vai chamar a atenção dele.

 

Correspondência Ampla

Correspondência ampla exibe seus anúncios com palavras-chaves relevantes, mesmo que as vezes não seja as palavras-chaves que você determinou. Então se o seu anúncio seleciona a palavra-chave “carra preto”, ele pode também aparecer nos resultados de “carro branco”.

 

CPA (Cost Per Action – Custo Por Aquisição)

O custo final para converter um usuário em cliente.

 

CPC (Cost Per Click – Custo por Clique)

Valor pago quando um usuário clica no seu anúncio. Um CPC atual de um anúncio vai flutuar dependendo no seu índice de qualidade (Quality Score) e o máximo ofertado feito por você e outros anunciantes competindo pelas mesmas palavras-chaves.

 

CPL – (Campanha de Pré-Lançamento)

Sequencia de vídeos: Oportunidade, Identificação e Objeções.

 

CPL (Cost Per Lead – Custo por Lead )

Modelo de pagamento onde o anunciante paga por cada novo lead qualificado, ou seja, por tráfego qualificado.

 

CPM (Cost Per Thousand – Custo por Mil )

Custo por mil ou 1.000 impressões/visualizações.

 

CPO (Cost Per Order – Custo por Encomenda / Pedido )

Modelo de pagamento em que o anunciante paga para cada novo pedido qualificado.

 

CPS (Cost Per Sale – Custo por Venda )

Despesa total divida pelo número vendas realizadas. Essa despesa pode ser por exemplo o investimento feito em marketing.

 

CR (Conversion Rate or Conversion Ratio – Taxa de Conversão ou Conversão)

É a porcentagem de visitantes que realizaram alguma ação desejada pelo anunciante.

 

Credibilidade

Uma medida de quanto é percebido a confiança na sua campanha de marketing. Você pode se comunicar com credibilidade através de provas sociais, depoimentos, reviews, ratings no seu website ou página de captura.

 

CRM (Customer Relationship Management – Gestão do Relacionamento com o Cliente)

Melhorar o atendimento ao cliente e a interação geral com clientes por meio de metodologias relevantes e aplicações de software voltadas à melhor compreensão do cliente e aumentando a fidelização e satisfação do cliente.

 

Cross Selling

O Vendedor percebe todas as necessidades do Cliente e vende para ele tudo o que complementa o produto que ele veio comprar. Se era uma calça, o Cliente compra também o cinto, a meia, os sapatos, a cueca, a gravata, as abotoaduras, a carteira. Cross Selling não é somente você vender um adicional de menor valor. É antes de tudo, complementar a venda.

 

CTA (Call To Action)

O objetivo principal para que o usuário clique na sua página. Sua CTA é aquele botão brilhante que você está tentando dirigir atenção. A razão da sua página de captura.

 

CTR (Click-Through Rate – Taxa de Cliques)

A porcentagem de quantas pessoas viram seu anúncio divido pela quantidade de pessoas que clicaram.

 

D

 

Depoimentos

Escritos, Verbais ou vídeos de um cliente falando sobre sua experiência com o seu negócio. Depoimentos trazem uma poderosa prova social, sendo um fator de extrema importância para conversão.

 

Design Responsivo

Design Responsivo é uma técnica de estruturação HTML e CSS permite que o site seja visualizado da mesma maneira em Desktops, Tabets e Celulares.

 

DTM (Direct To Merchant Linking – Linkagem direta para o anunciante)

Compra de anúncios pagos diretamente para o site do anunciante (através de links afiliados).

 

Dupla Confirmação (Double Opt-In)

É a requisição de duas confirmações para fazer parte de uma lista, ou seja, quando a pessoa se cadastra numa página de captura, ela não vai automaticamente para sua lista. Ela deve confirmar seu cadastro no e-mail fornecido para logo após ser inserida na lista. Embora a dupla confirmação tenda a reduzir a quantidade de cadastros finalizados, ela faz com que a sua lista seja mais limpa, apenas com pessoas realmente interessadas e com e-mails que realmente funcionam. No entanto, escolher entre ela e a confirmação simples(Single Opt-In) depende do seu objetivo.

 

E

 

E-mail de Boas Vindas

Mensagem automatizada agradecendo um novo inscrito. Sabendo que o novo lead ainda está “aquecido”, uma mensagem de boas vindas é melhor pedida para uma conversão, como por exemplo seguir seu social media.

 

E-mail de Confirmação

E-mail automatizado enviado para o lead após o mesmo se inscrever na sua lista.

 

E-mail Marketing

Um canal de marketing de permissão que ajuda na nutrição do leads em grande escala até serem convertidos em clientes. E-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas e táticas para campanhas de marketing digital.

 

EPC (Earnings Per Click – Ganhos por Clique)

Métrica usada para reportar ao anunciante a performance do afiliado. Embora a abreviação ao anunciante a performance do afiliado. Embora a abreviação seja “Ganho por Clique”, isso geralmente é muitas vezes enganoso. Na realidade, os número de ganhos por cliques refletem mais o ganho por cada 100 cliques enviados por afiliados para o site do que para o anunciante. A fórmula para o calculo do ganho por clique é a CPC, sendo o ganho por clique = lucro / cliques x 100.

 

EPM (Earning per Thousand – Ganho Por Mil)

Ganho obtido a cada mil visualizações do link.

 

F

 

Fan Page

Página destinada a reunir fãs um produto, pessoa, causa, empresa e/ou serviço dentro do facebook. Qualquer pessoa pode criar uma fanpage através da qual pode divulgar seu trabalho/produto e se relacionar com as pessoas que gostam da mesma coisa.

 

Follow Up

Termo abrangente que se refere a fazer um “acompanhamento” de uma pessoa ou situação.Por exemplo, follow up de clientes, onde você revisa as etapas de cada um dos projetos que você gerencia.

 

Funil de Vendas

Modelo que descreve os estágios da jornada do consumidor, da primeira interação com o seu negócio até o último objetivo: A conversão.

 

G

 

Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos.

 

Geo Targeting

Um método de alvo de anúncios que permite você especificar a região geográfica que seus anúncios devem ser exibidos. Exibir seus anúncios baseados em locais específicos e línguas pode aumentar conversão, particularmente no caso de comércios.

 

Geração de Leads

Geração de leads é o processo de atrair e converter prospects qualificados para dentro do seu funil de vendas. Existem muitos tipos de campanhas de geração de leads, mas o objetivo é geralmente o mesmo: coletar o endereço de e-mail do usuário e se relacionar através da nutrição de leads.

 

Google Analytics

Ferramenta gratuita de análise de métricas do Google é indispensável para praticamente qualquer empreendedor digital. Ela permite analisar o tráfego e o comportamento dos usuários no seu site.

 

Google Trends

Ferramenta do Google que ajuda a descobrir no que o seu público está interessado. Reconhecer os interesses do seu público é fundamental para saber como agir, entender sua concorrência e se as suas ações estão consonantes com o que você está buscando.

 

Growth Hacking

Táticas de marketing de conversão bem como marketing de conteúdo, teste A/B e analytics para crescer um negócio rapidamente e eficientemente.

 

Grupo do Anúncio

Coleção de um ou mais anúncios PPC que trabalham em função do mesmo conjunto de palavras-chaves. Todos anúncios PPC são obrigados a serem de um grupo de anúncios.

 

H

 

Headline

É a arte de expressar a ideia de um artigo através do seu TÍTULO (manchete) em poucas palavras, de forma impactante e que instigue a curiosidade do leitor.

 

HLS (Hiper Lançamento Semente)

Esse é um dos principais ensinamento do curso Fórmula de Lançamento, criado pelo Érico Rocha, onde o HLS ou hiper lançamento semente, é o tipo ideal para quem começa do zero sem lista. A ideia dele é a seguinte, fazer um congresso on-line gratuito, e é com esse congresso que você construirá sua primeira lista. E para quem estiver interessado em adquirir o conteúdo do congresso, você venderá o acesso.

 

Hotlink

Hotlink é o link gerado pelo Hotmart assim que um usuário torna-se afiliado de um produto. É através da divulgação desse hotlink que os usuários realizarão vendas comissionadas.

 

I

 

iJUMPER

Um iJUMPER é o novo empreendedor da economia digital, que trabalha de onde quiser, como quiser e quando quiser. O iJUMPER também é um curso do Conrado Adolpho que tem como base um desejo profundo: Conquistar a independência financeira através do empreendedorismo digital.

 

Inbound Marketing

Uma abordagem baseada em marketing de permissão que foca em atrair leads através de conteúdo relevante, engajamento e otimização. Inbound marketing tem tudo a ver com a criação de um conteúdo excelente para atrair e converter leads qualificados.

 

Infográfico

São imagens explicativas de algum assunto, com muitos dados estatísticos e grande apelo visual. Servem para explicar algum assunto de maneira clara e fácil de entender, com pouco texto e bastante informação de valor, para ensinar muito em pouco tempo.

 

Infoproduto

Um Infoproduto/Produto Digital é um conjunto de arquivos ou conteúdos que tenham valor para o cliente e que possam ser entregues ou consumidos através da internet, como Ebooks e vídeos. Quer saber mais? Leia o artigo que escrevemos sobre “Produtos Digitais”.

 

J

 

Jornada de Compra

Atualmente, é indispensável para qualquer empresa investir em marketing digital e na criação de conteúdo relevante para o seu público e os motivos são relativamente simples. O consumidor atual deseja saber mais sobre a marca e o produto sem precisar visitar a loja ou falar com um vendedor. Na verdade, antes de qualquer pessoa se tornar um cliente do seu e-commerce ela passa por quatro estágios, que fazem parte da chamada jornada de compra. Esses estágios são chamados de: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e avaliação e compra.

 

L

 

Lançamento Clássico

PPL, CPL, VV, Webnário e Fechamento de Vendas.

 

Leads

Um lead é alguém que demonstrou interesse no seu negócio, deixando seu e-mail ou outra forma de contato. Geração de leads somente é válido se você tem como objetivo utilizar o processo de nutrição de leads até o momento de conversão.

 

Link de Afiliado

É o link de divulgação que o afiliado recebe para divulgar o produto do qual se afiliou. Nada mais é do que uma réplica da página de vendas do produtor do produto. Toda venda realizada por este link gera uma comissão para o afiliado.

 

Lista de E-mail

São as listas de contatos que você vai acumulando com o tempo a partir de sua estratégia de marketing.

 

LP (Landing Page – Página de Aterrissagem)

Página que recebe o tráfego e chega até o comerciante, ou seja, destino do visitante no qual irão constar as principais informações do produto ou serviço.

 

LTV (Lifetime Value – Valor do Cliente ao Longo do Ciclo de Vida )

Métrica de marketing que visa refletir o valor total que um consumidor gasta com a companhia durante sua vida. Algumas vezes, também conhecida como valor de vida do consumidor.

 

M

 

Mapa Mental

Mapa mental é um diagrama que se elabora para representar ideias, tarefas ou outros conceitos que se encontram relacionados com uma palavra-chave ou uma ideia central, e cujas informações relacionadas em si são irradiadas (em seu redor). A sua principal função é geração, visualização e classificação taxonômica das ideias, pelo que serve de ajuda para o estudo, a organização de informações, a tomada de decisões e a escrita.

 

Marketing de Conteúdo

A disciplina de criar conteúdo editorial que serve o modelo de negócio, atraindo prospects, estabelecendo credibilidade ou convertendo clientes. Marketing de conteúdo está diretamente ligado a construção de relacionamento de longo prazo com a sua audiência enquanto entrega-se o máximo de valor possível ao cliente.

 

Marketing de Conversão

A disciplina de criar experiências de marketing online bem sucedidas tanto para clientes quanto para os negócios – e constantemente aperfeiçoando elas através de testes.

 

Marketing de Permissão

O privilégio de entregar mensagens de marketing relevantes para pessoas que atualmente querem receber elas. Tem como premissa que tratar prospects com respeito é a melhor forma de conquistas sua atenção.

 

Mastermind

O conceito de Mastermind foi criado por Napoleon Hill, autor do Best-Seller “Quem pensa enriquece”.Os grupos de mastermind são cada vez mais exclusivos e concorridos. São formados por empreendedores de diversos nichos que se ouvem e se auxiliam em seus obstáculos, lançamentos e criações. O objetivo é incentivar o compartilhamento de ideias e sacadas diferentes.

 

Mindset

É a mentalidade, ou seja, a maneira que você usa ou configura a sua mente e que pode fazer toda a diferença na vida pessoal e profissional. O mindset se relaciona à maneira que você enfrenta obstáculos, se vê, vê os outros, encara desafios, lida com o sucesso, com os tropeços, com o dinheiro… Tudo!

 

MLM (Multi-Level Marketing – Marketing Multinível)

Um sistema de vendas no qual os vendedores não só recebem comissão nas vendas, mas também menor comissão sobre as vendas das pessoas que convencem a também se tornarem vendedores. Tais programas de várias camadas geralmente não são bem-vindos na Comunidade de Marketing de Afiliação e não tem nada a ver com marketing de afiliados tradicional.

 

N

 

Networking

É o contato pessoal que ocorre entre negociantes do mesmo nicho.

 

Nicho

Nicho é um segmento do mercado, uma área de atuação em que o empreendedor deseja atuar. Por exemplo, a franquia “Mc Donalds” está no nicho de alimentação, enquanto a “Samsung” no nicho de tecnologia.

 

Nutrição de Lead

A ação de educar um lead movendo ele através dos estágios do ciclo de cliente do seu negócio, melhorando a qualidade do lead com o tempo. Nutrição de lead é construir relacionamento e relacionamentos recíprocos com seus prospects.

 

O

 

Objetivo da Campanha

O objetivo final da sua campanha de marketing. Por exemplo, “gerar mais leads” ou “vender mais produtos”. Objetivos de campanhas devem ser sempre SMART: “Específico, Mensurável, Alcançável,Realista e Oportuno”.

 

OPM (Outsourced Program Manager – Gerente de Programas Terceirizados )

É o gerente de afiliados que realiza a gestão do programa fora da empresa ou de forma terceirizada. Abreviações como OAM e APM também são usadas em menor escala.

 

Opt-in

Opt-in é o ato de, voluntariamente, se inscrever em uma lista de emails com o objetivo de receber comunicações vindas do proprietário daquela lista.

 

Opt-out

Opt-out é o ato de se descadastrar de uma lista de email para que deixar de receber comunicações do proprietário daquela lista.

 

Otimização

O processo de fazer algo mais efetivo e custo benefício possível. No marketing de conversão, otimização é usar testes A/B para atingir o maior retorno possível nas suas atividades com o menor custo possível.

 

Otimização Mobile

Fazer com que a experiência do visitante seja boa em qualquer dispositivo que ele esteja usando.

 

P

 

Pagewiews

É o número de páginas visualizadas de um site.

 

Página de Confirmação

A primeira página que o visitante recebe depois de converter. A partir de que a confiança foi estabelecida, páginas de confirmação apresentam uma ótima oportunidade para perguntar algo a mais. Como um compartilhamento social, inscrição no blog ou até mesmo outra compra.

 

Página de Vendas

É a página em que o produtor descreve seu produto, apresenta os benefícios ou recursos do mesmo e disponibiliza o botão de Compra.

 

Palavra de Cauda Longa

Palavras chaves segmentadas de forma muito específica, contendo 3 ou mais palavras. “Calça de Couro” é uma palavra popular, porém “calça de couro de mulher tamanho grande” é uma palavra de cauda longa.

 

Palavra Exata

Configuração do Google AdWords que garante que seu anúncio somente é exibido quando pesquisam pela palavra exata que você determinou ou uma variação próxima(plural ou erro de soletração). Por exemplo, se sua palavra chave é “bolsa branca”, mesmo que um usuário pesquisa “bolsa branca brilhante” ele não vai ser exibido.

 

Palavra Negativa

Palavras chaves que você não quer que seu anúncio seja exibido. Use-as para garantir que o seu anúncio não é exibido em pesquisas irrelevantes.

 

Parceria

Pessoas que se tornam parceiras de negócio, um ajudando a divulgar o negócio do outro. A famosa relação “ganha-ganha”.

 

PFP (Pay For Performance – Pagamento por Performance )

Modelo de Internet Marketing baseado no desempenho de vendas ou outro modelo mensurável de performance.

 

PMA ( Performance Marketing Association – Associação de Marketing de Performance)

Organização sem fins lucrativos que é responsável por conectar, informar e defender o nome dessa indústria em crescimento.

 

Podcast

Podcast é uma forma de publicação em áudio, geralmente periódico e sobre assuntos específicos. Costuma ser divulgado de maneira que os inscritos possam acompanhar cada novo podcast produzido.

 

POP (Point of Purchase – Ponto de Compra)

O local onde o produto / serviço é realmente adquirido. Pode referir-se tanto um local físico ou online.

 

Pop-up de Conversão

As pop-ups são caixas que abrem quando você está para clicar no “X” da página para sair dela, funciona como uma última chance de “agarrar” seu lead.

 

Pós Conversão

Usar o momentum da primeira conversão para dirigir para uma conversão secundária. geralmente na página de confirmação. Exatamente porque o cliente já investiu tempo, confiança e dinheiro com você, ele está mais apto a responder positivamente a segunda conversão.

 

Post

É uma postagem, seja ela no facebook, numa outra rede social, num blog ou num site. Quando você faz uma nova publicação dá-se à ela o nome de Post.

 

PPC (Pay-Per-Click)

Um método de publicidade digital onde os anúncios são exibidos junto com os resultados das pesquisas na internet. Você só paga quando alguém clica no seu anúncio.

 

PPCall (Pay Per Call – Pagamento por Chamada)

É um modelo de pagamento em que a remuneração ocorre somente quando chamadas qualificadas são recebidas pelo anunciante.

 

PPL (Pay Per Lead – Pagamento por Tráfego/Lead)

É um modelo de marketing em que o pagamento é feito somente quando o anunciante recebe tráfego/leads qualificados.

 

PPL (Pré Lançamento de Infoprodutos)

Aquecimento. É o ato de anunciar o lançamento de um produto com o objetivo de identificar possíveis compradores para ele e iniciar um relacionamento com a finalidade de venda.

 

PPS (Pay Per Sale – Pagamento por Venda)

Um modelo de marketing em que o pagamento é realizado apenas quando o anunciante realiza vendas qualificadas.

 

PPV (Pay Per View – Pagamento por Visualização)

Também abreviada como “CPV” (custo por visualização), é um modelo de anúncio que pressupões que o anunciante irá pagar todas as vezes que é visto por um visitante. Com o uso frequente de janelas pop-up, geradas por adware que são programas instalados no computador do usuário e a maioria das principais redes de afiliados proibiram o link advindo do tráfego de PPV.

 

PR (Pagerank)

O Google patenteou o método para classificação de páginas da Web com base em uma tecnologia complexa que pesa cada página da Web em uma escala numérica de 0 a 10. A finalidade de tal medida consiste em definir a relevância e a importância de qualquer determinada página da Web dentro do conjunto de páginas da Web que é um hiperlink com PR do google de uma página da Web tem um efeito imediato no ranking orgânico deste último em motores de busca.

Produtor

É o empreendedor que anuncia algum conteúdo digital para venda

 

Proposta Única da Campanha

Uma afirmação que determina os benefícios da sua oferta. A proposta única da campanha precisa ser clara e articulada em todos os elementos da sua campanha, dos e-mails até os anúncios digitais.

 

Prospect

É o possível cliente. Ou seja, aquela pessoa que tem potencial de comprar de você e se tornar seu cliente.

 

Prova Social

A influência positiva que é despertada quando o visitante entende que “todo mundo está fazendo isso”. Construir provas sociais na sua oferta como depoimentos ou reviews é uma ótima maneira de ganhar interesse, aumentar credibilidade e gerar mais conversões.

 

R

 

Recompensa Digital

Recompensa digital ou isca digital, é uma técnica usada por empreendedores para conseguir atrair novos clientes. Para fazer o download do material que você disponibilizou (gratuitamente), ou seja a Isca Digital, o visitante deve deixar o e-mail dele em troca.

 

Remarketing

Táticas usadas por especialistas em marketing para seguir o lead que expressou interesse mas não converteu, geralmente através de automação de e-mail. Remarketing para os prospects que demonstraram interesse mas não converteram pode ajudar a aumentar conversões.

 

Retargeting

Enviar mensagens segmentadas ou anúncios para prospects que mostraram-se interessados na sua oferta mas ainda não converteram. Retargeting é efetivo por que foca em pessoas que já estão familiar com a sua marca e recentemente demonstraram interesse no seu produto.

 

ROAS (Return On Advertising Spending – Retorno dos Gastos com Publicidade)

É a métrica usada para mensurar a receita gerada por cada dólar investido em publicidade.

 

ROI (Return on Investment – Retorno Sobre o Investimento)

Indicador de performance da sua campanha. Para calcular o ROI é necessário pegar resultado obtido com a campanha, subtrair o valor gasto com a mesma.

 

RON (Run of Network – Rodar uma Network )

Promoção na internet onde os banners, imagens, mídia ou anúncios de texto aparecem em uma rede de sites.

 

S

 

SEM (Search Engine Marketing – Marketing para os Mecanismos de Busca)

Ações de marketing associadas a pesquisas, somadas a campanhas de PPC, ou a combinação de PPC com outras atividades como o SEO, por exemplo. A fim de posicionar um site nos resultados de pesquisa de um buscador.

 

SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Buscadores)

Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas para otimizar um site ou blog para buscadores como Google, Bing ou Yahoo. Por meio dessa técnica é possível melhorar sua colocação nos resultados orgânicos de uma pesquisa.

 

SERP (Search Engine Results Page – Página de Resultados de Busca)

É a página que mostra para o usuário final o resultado de uma pesquisa feita no mecanismo de busca.

 

SID (Shopper ID – Identificação do Comprador / Consumidor)

Um parâmetro que os afiliados podem adicionar à suas URL’s de rastreamento que permite a monitoração do link saber se resultou em vendas e/ou leads. O ID do consumido foi inventado pela Comission Junction, acesse www.cj.com/downloads/smartrewards.pdf, mas agora vem sendo oferecida pela maioria das redes de afiliados. O acrônimo é também conhecido por ID de sessão. É possível amplias seu significado para uma Sub ID unificada, que incluiria Commission Junctio’s ID, DirectTrack’s dp, LinkShare’s u1, MyAffiliateProgram’s sub, GAN’s mid, ShareASale’s, afftrack, e outro link com parâmetros que teria, a mesma função.

 

Single Opt-in (Simples Opt-in)

É uma forma menos eficaz de captar as leads pois você não solicita ao usuário a confirmação de cadastro via e-mail.

 

Site

São as páginas estáticas que são visitadas na internet. Também existem os mini sites ou página de vendas que são sites normalmente de uma página só onde promovem um serviço ou produto.

 

SMB (Small and Medium-Sized Business – Pequenas e Médias Empresas)

A abreviação é usada para representar as pequenas e médias empresas. Na União Europeia, as empresas com nenos de 50 trabalhadores são categorizadas com “pequeno”, enquanto aqueles que empregam menos de 250 trabalhadores são considerados “médios”. Nos Estados Unidos, por outro lado, “pequenas” empresas referem aqueles com menos de 100 empregados, enquanto “meio” designa as empresas com menos de 500 pessoas empregadas. Um fato interessante é que mais de 90% de todas as empresas americanas caem sob a definição de E.U. do “small business”.

 

SMM (Social Media Marketing)

O processo continuo de postar conteúdo relevante via redes sociais com o objetivo de obter tráfego qualificado para seu blog, site ou página de captura.

 

Squeeze Page

Também conhecida como página de captura, é a página para qual você direciona pessoas a fim de criar uma lista. Essa página possui um espaço para que as pessoas possam se cadastrar e entrar para a sua lista.Normalmente nessa página você promete uma isca digital, seja um e-book, planilha ou vídeo.

 

SWOT (Análise Swot)

Uma ferramenta de planejamento estratégico que visa destacar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças no objeto de estudo, chegando a um plano de ação para a boa utilização dos dados recolhidos. SWOT é uma excelente maneira de analisar qualquer esforço de marketing ou gestão, incluindo Programas de Afiliados.

 

T

 

Taxa de Abertura

A porcentagem de pessoas que abriram seu e-mail marketing. Taxa de abertura é calculada pela divisão do número de e-mails abertos pelo total de e-mails enviados, excluindo mensagens falhas. Muitos provedores de e-mails permitem o teste A/B, como assunto e tempo de entrega para aumentar sua taxa de abertura.

 

Taxa de Conversão

A porcentagem de pessoas que completaram o objetivo da campanha. Se sua taxa de conversão está baixa, é hora de otimizar sua landing page ou website. Esse é o momento que entra o teste A/B.

 

Taxa de Otimização da Conversão (CRO)

A prática de otimizar continuamente a capacidade do seu website ou páginas de captura converter visitantes em leads ou clientes. Taxa de Otimização da Conversão significa tornar o seu marketing ainda mais poderoso.

 

Teste A/B

Experimento em marketing que permite duas variação da sua página de captura, anúncio, e-mail ou outra peça de conteúdo online que são testadas uma contra outra para determinar qual produz uma maior taxa de conversão. O teste A/B é uma das melhores formas de otimizar sua campanha de marketing.

 

TOS (Terms of Service – Termos do Serviço)

É o conjunto de regras e regulamentações que se devem concordar e seguir a fim de usar um serviço. No contexto do marketing de afiliados,TOS é usado frequentemente para tratar seja um acordo no programa de afiliados ou uma rede de afiliados.

 

Tráfego Orgânico

Tráfego não pago, a captação de visitantes é feita de forma natural a partir do conteúdo produzido somado  técnicas de SEO e Inbound Marketing.

 

U

 

UBE (Unsolicited Bulk Email – Emails em Massa não Solicitados )

UBE é um email spam. Um email pode ser considerado spam somente se ele for enviado em massa e não solicitado. Para não ser acusado como spam os gestores de afiliados precisam ser cuidados em relação ao conteúdo, o texto, imagem e conteúdo em geral que enviam em suas mensagens.

 

UpSelling

Técnica utilizada para alavancar as vendas e aumentar o ticket médio por usuário. Consiste em apresentar uma oferta complementar a primeira, logo após a confirmação de compra da primeira oferta.

 

URL

Endereço que aparece na barra do navegador. Ex: http://www.seusite.com.br

 

UV (Unique Visitor – Visitante Único)

Termo usado no rastreamento de tráfego de um site e que designa uma pessoa que visita um site mais de uma vez dentro de um período de tempo especifico. Normalmente os programas que realizam o rastreamento de tráfego distinguem entre visitantes que estiveram no site apenas uma vez e os que retornam ao site. Visitantes únicos são diferentes de visualizações (page views), que refletem o número de documentos que foram requisitados do site. O visitante único é determinado pelo número de IP que o visitante possui.

 

V

 

VV – (Venda de Infoproduto)

Abertura de vendas. (7 dias)

 

W

 

Webinário (Hangout)

Webinar é uma abreviação de “web based seminar”, ou seja um seminário realizado pela internet.

 

WordPress

Plataforma de publicação de conteúdo com painel administrativo e design responsivo. Ideal para empreendedores que querem construir um canal de comunicação com seu público.

 

Referências

Blog do Hotmart
Afiliados Brasil

Google

 

 

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